Notícias

Quedas do Iguaçu, PR °min °max

Autor: Imprensa@camaraqi.pr.gov.br

Câmara de Quedas do Iguaçu acompanha aprovação de projeto que proíbe reconstituição de leite em pó importado no Paraná

Mobilização de produtores e vereadores fortaleceu a tramitação da proposta, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa

A Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu acompanhou, em Curitiba, a aprovação do Projeto de Lei nº 888/2023, de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), que proíbe a reconstituição de leite em pó importado e derivados para uso industrial e comercial no Estado. A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná e segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Antes da votação, os vereadores Aparecido Pereira dos Santos (Cidão – Avante), Henrique Waldov (Novo), Joce Freitas (PSOL), Leandro da Saúde (MDB) e Rodolfo Revers (PSB) participaram, ao lado de produtores rurais de Quedas do Iguaçu e do presidente da Associação de Produtores de Leite de Quedas e Espigão Alto do Iguaçu, Meysson Vetorello, da audiência pública que debateu a crise do setor leiteiro no Paraná.

O encontro reuniu lideranças estaduais, representantes do Governo e centenas de produtores de diversas regiões do Estado. O deputado Luis Corti (PSB), autor do projeto aprovado, foi um dos proponentes da audiência pública que impulsionou o debate e garantiu o avanço da proposta no Legislativo paranaense.

O vereador Rodolfo Revers (PSB), que foi convidado para fazer o uso da palavra, destacou a união de diferentes forças políticas em defesa dos produtores.  “É um momento de união. Nós vimos a união entre a oposição e a situação. É importante ver como o nosso produtor tem força. Hoje reunimos mais de 20 deputados numa audiência pública, todos se posicionaram a favor do produtor de leite do Estado do Paraná”, afirmou.

O vereador Leandro da Saúde (MDB) ressaltou o esforço coletivo entre lideranças políticas e entidades. “Vimos essa união de todos, uma união de esforços entre produtores, vereadores e prefeitos. Todos estão preocupados com essa causa do leite, e esse esforço coletivo tornou realidade essa ajuda aos produtores. Oposição e situação se uniram, e isso fez com que nós saíssemos vencedores daqui”, declarou.

O vereador Joce Freitas (PSOL) reforçou o compromisso do Legislativo com o agricultor. “Nós, quanto Câmara, vamos sempre trabalhar do lado do povo e essa é uma causa que nós vamos lutar sempre. Os produtores de leite podem contar com o nosso trabalho e com os nossos deputados. Essa é uma causa humanitária”, afirmou.

O vereador Henrique Waldov (Novo) ressaltou o papel dos Legislativos municipais na defesa das pautas do campo. “É fundamental que as Câmaras do interior acompanhem de perto essas pautas, porque elas afetam diretamente a renda e a permanência das famílias no campo. O Paraná está dando um exemplo de união e responsabilidade”, comentou.

O vereador Aparecido Pereira dos Santos (Cidão – Avante) lembrou que a luta pela valorização do leite começou em 2023 e precisa de medidas nacionais. “Estamos vivendo um momento de luta. Essa luta começou no ano de 2023 em virtude da baixa valorização do produtor de leite. Quero deixar claro que esse é um assunto da esfera do governo federal, pois o que atrapalha o produtor é a entrada de leite em pó e derivados de países vizinhos, como o Uruguai. Nós temos produção suficiente para atender o nosso povo, mas precisamos de leis federais que garantam essa valorização”, reforçou.

O presidente da Associação de Produtores de Leite de Quedas e Espigão Alto, Meysson Vetorello, avaliou a aprovação como um marco para o setor produtivo.
“Essa aprovação representa um marco para a produção de leite no Estado do Paraná. Conseguimos aprovar o projeto do deputado Luis Corti, que vai barrar a importação de produtos como leite em pó e soro de leite em pó usados pela indústria. Isso dará mais valor ao leite que nós, produtores do Estado do Paraná, nos dedicamos tanto para produzir”, afirmou.

O deputado Luis Corti (PSB), autor do projeto, explicou que a proposta foi construída a partir de conversas com os produtores e com apoio técnico do setor. “Faz dois anos que nós estamos com um projeto de lei pronto que vai ajudar muito a acabar com essa concorrência desleal com o leite em pó importado. O Paraná presenciou um momento histórico. A sanção do governador consolidará essa vitória dos produtores”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou o entendimento entre as bancadas e a celeridade na aprovação.
“No entendimento de governo do Estado e Assembleia Legislativa, nós compreendemos o momento difícil que os produtores de leite estão passando. Era uma situação emergencial, mas a Assembleia do Paraná não podia trabalhar com demagogia. Pedi 24 horas para que eu e os demais deputados conversássemos com o governador. O projeto foi aprovado por unanimidade e o governador garantiu a sanção imediata. É uma vitória construída com responsabilidade e união, um esforço conjunto entre as bancadas e o Executivo”, afirmou.

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, ressaltou que o Governo do Estado atua junto com o Legislativo para fortalecer o setor. “Hoje é um momento importante da nossa Assembleia Legislativa, que acolheu centenas de produtores rurais preocupados com a situação do leite. O Paraná já tinha adotado medidas para frear a importação e agora dá mais um passo. O projeto proíbe o uso do leite em pó importado na produção de derivados e reforça o compromisso do Estado com o setor produtivo. É uma ação conjunta do Executivo e do Legislativo que fortalece o produtor e garante condições de competitividade ao setor”, afirmou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP), Alexandre Leal Barbosa, destacou que a crise do leite exige medidas permanentes de valorização da agricultura familiar.
“Os produtores estão enfrentando uma queda de mais de 30% no preço do leite, enquanto os custos de produção seguem altos. A entrada de leite em pó importado agrava a situação, impedindo muitos agricultores de se manter na atividade. Precisamos de políticas contínuas que garantam condições justas de concorrência e renda no campo”, disse.

Barbosa acrescentou que a FETAEP defende a criação de uma Comissão Permanente da Cadeia do Leite para acompanhar preços, fiscalizar importações e propor políticas públicas de incentivo.
“O objetivo é propor ações de estabilização de preços, intensificar o diálogo com o governo federal e buscar soluções estruturantes para o campo. Essa união de esforços mostra que o Paraná lidera uma mudança necessária para a produção de leite”, completou.

Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu reafirma o compromisso institucional de acompanhar de forma permanente as políticas públicas voltadas à agricultura familiar, reconhecendo o esforço coletivo que garantiu essa conquista para os produtores do Estado e para o fortalecimento da economia local.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo