Autor: Imprensa@camaraqi.pr.gov.br
Vereadoras de Quedas do Iguaçu participam do 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná
Evento reúne prefeitas, vereadoras e lideranças para debater políticas públicas e fortalecer a atuação das mulheres na política

As vereadoras Carlise Priscila (MDB) e Sandra Harca (MDB) participaram do 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná – Representatividade da Mulher na Política, realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro em Curitiba. O evento teve como objetivo capacitar tecnicamente lideranças femininas, além de promover discussões sobre políticas públicas voltadas para as mulheres.
A iniciativa foi organizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, pelo Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e pela Escola do Legislativo.
“Participamos desse evento nos dois dias, com muita informação sobre as causas da saúde da mulher, na parte social e na parte do empreendedorismo. Temos uma gama muito grande de projetos que podemos adaptar e trazer para a nossa cidade. Como procuradora da mulher, sou uma pessoa que vai trabalhar tanto na questão de atendimento para as mulheres que precisam de algum encaminhamento na procuradoria da mulher, e também no fortalecimento da mulher”, destacou Carlise.
Fortalecimento da atuação feminina
O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), também esteve presente e ressaltou o crescimento da representatividade feminina na política. Segundo ele, atualmente 727 prefeituras brasileiras são lideradas por mulheres, 64 a mais que em 2020. Além disso, o número de deputadas federais dobrou nas últimas três eleições, chegando a 91. No Paraná, das 150 candidatas a prefeita, 37 foram eleitas em 2024, e as mulheres ocupam quase 18% das cadeiras nas Câmaras Municipais do estado.
Expansão das Procuradorias da Mulher
A deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa, destacou o crescimento do evento, que neste ano reuniu 400 participantes. Ela também anunciou a meta de ampliar a presença das Procuradorias da Mulher em todos os municípios paranaenses até 2026. Atualmente, já são 164 unidades em funcionamento.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, reforçou a importância da iniciativa, especialmente para os pequenos municípios. “Este evento demonstra a força da união das mulheres no Paraná. Queremos garantir que todas as paranaenses tenham liberdade, segurança e oportunidades para construir suas vidas”, afirmou.
Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres e principal palestrante do evento, enfatizou a necessidade de maior engajamento feminino na política e apresentou campanhas da pasta, como “Feminicídio Zero”, “Março das Mulheres” e “Agosto Lilás Brasil”. Além disso, destacou a atuação da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, que realiza mais de 2 mil atendimentos diários.